Mapas conceituais
Conceito: Ao representarem, sob a forma gráfica, os
conceitos conhecidos e aqueles recém-assimilados, o aluno pode organizar seu
conhecimento de maneira autônoma, retificando seu próprio raciocínio em função
da construção do mapa (MENEGOLLA, 2006)
![](http://3.bp.blogspot.com/-JyuAMYFSI_c/U3FJQeof5hI/AAAAAAAAAAw/vudgp65dNNM/s1600/mapas.jpg)
![](http://1.bp.blogspot.com/-pJmxCRW7pjY/U3FKLCLlctI/AAAAAAAAAA4/E48ccUJ2Y04/s1600/images.jpg)
Link de instalação da ferramenta: Cmap Tool
Vantagens
a) Enfatiza a
estrutura conceitual (conjunto de conceitos e suas relações) de uma disciplina;
b)
Mostra que os conceitos de uma disciplina diferem quanto ao grau de inclusividade
e generalidade e apresenta estes conceitos em ordem hierárquica.
receberem prontas as estruturas
propostas pelo professor.
c)
Provê uma visão integrada do assunto e uma espécie de “listagem” daquilo que
foi abordado nos materiais instrucionais.
Desvantagens:
a) Se o mapa não tiver significado
para o aluno, este poderá percebê-lo apenas como algo mais a ser memorizado;
b) Os mapas podem ser muito complexos ou confusos, dificultando a aprendizagem, ao invés de facilitá-las;
c) A habilidade dos alunos para construir suas próprias
hierarquias conceituais pode ficar inibida, por já receberem prontas as
estruturas propostas
Aplicabilidade: No meio de ensino com o uso dessa ferramenta,
possibilita uma maior autonomia para o aluno quanto a criação e organização de
suas informações e idéias, sendo que o mesmo consegue uma maior fixação de
conhecimento, sendo ele o próprio mediador de assimilação de informações.
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